Se você já passou dia longo e desejando poder, de alguma forma, ter um ar-condicionado portátil, a Sony pode ter lançado o dispositivo ideal para você. O Reon Pocket é uma pequena unidade ar-condicionado projetada para ser usada por dentro da camisa, logo acima das omoplatas presa em um suporte de pescoço leve e flexível, jogando ar frio nas costas. Você pode usar um aplicativo de smartphone para controlar manualmente a temperatura e a potência de resfriamento ou deixar a unidade fazer o trabalho de forma automácia, de acordo com a temperatura ambiente e comportamento do usuário, fatores que detecta por meio de sensores de movimento. A versão mais recente, Reon Pocket 3, foi lançada este ano e apresenta uma eficiência de resfriamento 50% melhor que o modelo anterior.
A unidade pode resfriar por horas durante passeios e exercícios leves, como caminhadas, golfe ou até ciclismo casual. A bateria interna do aparelho (que carrega totalmente em cerca de 100 minutos via USB-C), dura de oito a 61 horas em modo de refrigeração, dependendo da intensidade, e de 27 a 54 horas em modo de aquecimento (sim, funciona como um aquecedor pessoal, também).
A ideia inicial para o Reon Pocket veio de Kenji Ito, agora o gerente geral do REON Business Office. Ito projetou um protótipo de um dispositivo vestível de aquecimento e resfriamento após uma viagem de negócios a Xangai. Enquanto estava lá, ele ficou chocado com o calor que estava na cidade, mas também perturbado pelo frio extremo sendo bombeado da unidade de ar condicionado de seu quarto de hotel. 'O projeto foi iniciado com a visão de contribuir para a economia de energia, reduzindo ao máximo a dependência do ar condicionado em ambientes internos, além de dar uma sensação de frio ao ar livre', explica.
O Reon Pocket de Ito se tornou realidade após uma campanha de crowdfunding incrivelmente bem-sucedida em julho de 2019, na qual o valor-alvo de 66 milhões de ienes (US$ 485.000) foi arrecadado em uma única semana. A Sony conseguiu então disponibilizar as unidades para varejo no ano seguinte, onde se tornou um produto de sucesso no Japão. Parcialmente devido ao fato de as unidades não serem muito caras, 14.850 ienes (US$ 109), e parcialmente devido ao fato de ter sido lançada durante uma onda severa de calor no Japão.
Originalmente criado com os trabalhadores de escritório em mente, a unidade foi projetada para ser discreta e pode ser completamente escondida se usada sob uma camisa de colarinho. Na verdade, a Sony se uniu a várias marcas de roupas para produzir uma linha de camisas de negócios e camisas de golfe que possuem bolsos embutidos perfeitamente dimensionados para acomodar um Reon e maximizar seu fluxo de ar e resfriamento.
Ito pretende fazer com que versões futuras de seu gadget possam tabalhar conectadas a smartwatches, e utilizar dados de biometria para funcionar com mais eficiência energética, ele acredita que pode 'contribuir para o mundo reduzindo o aquecimento global através da redução do uso de condicionadores de ar, evoluindo ainda mais o controle da temperatura apropriada a cada indivíduo.'