Não há realmente nenhuma maneira certa ou errada quando se trata de sua lista de tarefas. Se há uma tendência comum, no entanto, é que a maioria das listas de tarefas são úteis. Eles mantêm você organizado e produtivo? Claro. Mas geralmente elas não expressam suas ambições, ou expressam sem a ênfase que deve lhe fazer esforçar-se mais.
Se for esse o caso, talvez você queira repensar como cria suas listas de tarefas e seguir os passos de um dos maiores pensadores de todos os tempos; Leonardo da Vinci.
De acordo com o historiador e autor Toby Lester - o caderno de Leonardo da Vinci continha uma maravilhosa lista de tarefas que demonstra o quão motivado e motivado ele era. Também mostra como ele era dedicado a aprender e criar ? mesmo que parecesse impossível.
Robert Krulwich, da NPR, traduziu uma das listas de Leonardo Da Vinci do início de 1490. É impressionante, para dizer o mínimo. Aqui está o que parecia:
Em vez de se deixar intimidar por sua genialidade e ambição, inspire-se na lista de tarefas de da Vinci.
Basta pensar se você tivesse apenas uma fração de sua motivação e curiosidade. Você provavelmente seria uma das pessoas mais produtivas ao redor.
Claro, isso é mais fácil dizer do que fazer. Mas, aqui estão algumas maneiras pelas quais você pode começar a criar sua própria lista de tarefas do tipo da Vinci.
Leonardo da Vinci não foi a única pessoa de sucesso a carregar um caderno. Isaac Newton, Beethoven. Benjamin Franklin, Thomas Edison, John D. Rockefeller, Bill Gates e Richard Branson são todos conhecidos por carregarem consigo um caderno de bolso. A razão?
'Sempre carregue um caderno. Anote tudo. Quando tiver uma ideia, escreva-a. Quando você conhecer alguém novo, anote tudo o que sabe sobre eles. Dessa forma, você saberá quanto tempo eles valem. Quando você ouvir algo interessante, anote. Escrevê-lo fará com que você aja de acordo com ele. Se você não anotar, vai esquecer. ESSA é uma lição de um milhão de dólares que eles não ensinam na escola de negócios!'
Bem, Aristóteles Onassis, o famoso magnata grego do transporte, explicou:
'Sempre carregue um caderno. Anote tudo. Quando tiver uma ideia, escreva-a. Quando você conhecer alguém novo, anote tudo o que sabe sobre eles. Dessa forma, você saberá quanto tempo eles valem. Quando você ouvir algo interessante, anote. Escrevê-lo fará com que você aja de acordo com ele. Se você não anotar, vai esquecer. ESSA é uma lição de um milhão de dólares que eles não ensinam na escola de negócios!'
Mas seu caderno não serve apenas para lembrar de coisas e anotar seus pensamentos.
Sheryl Sandberg usa seu caderno como uma agenda diária, onde rabisca suas listas de tarefas. Depois de completar cada item de sua lista, ela arranca a página. Isso a motiva a permanecer no caminho certo.
Minha sugestão seria usar lista de tarefas, que é o que da Vinci estava fazendo. Dessa forma, você tem um caderno para anotar suas ideias e acompanhar suas tarefas e eventos do dia.
Conforme observado pela NPR, deixar sua mente 'soltar, flutuar livre' é essencial para mentes criativas. Na verdade, quando paramos de focar e deixamos nossa mente vagar pode ser benéfico.
Para apoiar essa afirmação, houve pesquisas estudando pessoas com TDAH e quão criativas elas são. Como suas mentes são inibidas ou contidas, a Scientific American relata que as pessoas com TDAH podem 'alcançar níveis mais altos de pensamento criativo e realização do que pessoas sem essas características', como 'níveis mais altos de geração espontânea de ideias, divagações mentais, devaneios, busca de sensações , energia e impulsividade.'
Mesmo que você não possua essas características, não hesite em deixar seu cérebro se libertar rabiscando ou perguntando sobre pensamentos aparentemente aleatórios em seu caderno e listas de tarefas. Você nunca sabe onde essa jornada o levará.
'Minhas pérolas favoritas em seus cadernos são suas listas de tarefas, que brilham com sua curiosidade. Uma destas listas, datada da década de 1490 em Milão, é a lista de coisas que ele quer aprender naquele dia. 'A medida de Milão e seus subúrbios' é a primeira entrada. Isso tem um propósito prático, conforme revelado por um item mais adiante na lista: 'Desenhar o Milão'. Outros o mostram incansavelmente procurando pessoas cujos cérebros ele pudesse escolher: 'Peça ao mestre da aritmética que lhe mostre como quadrar um triângulo... Pergunte a Giannino, o Bombardeiro, sobre como a torre de Ferrara é murada... Pergunte a Benedetto Protinari por que meios eles caminham no gelo em Flandres... Peça a um mestre em hidráulica que lhe diga como consertar uma eclusa, canal e moinho à maneira lombarda... Pegue a medida do sol que me foi prometida pelo mestre Giovanni Francese, o francês.'
'Ele é insaciável', Isaacson continua ? 'Repetidas vezes, ano após ano, Leonardo lista coisas que ele deve fazer e aprender. Algumas envolvem o tipo de observação atenta que a maioria de nós raramente para para fazer', como 'Observar o pé de ganso: se ele estivesse sempre aberto ou sempre fechado, a criatura não seria capaz de fazer qualquer tipo de movimento.' Outra jóia, 'Descreva a língua do pica-pau.'
Como da Vinci, você deve sempre ser curioso. A ciência descobriu que ser curioso pode ajudá-lo a aprender e reter conhecimento , crescer pessoalmente e se tornar mais aberto a novas experiências, o que pode acabar com os estereótipos.
Então, da próxima vez que você estiver curioso, anote esse pensamento em sua lista de tarefas para que você possa aprender mais sobre os pensamentos e ideias que ocupam sua mente.