SpaceX Crew Dragon está prestes a ter sua primeira missão tripulada

A SpaceX está prestes a alcançar um grande marco. Em 27 de maio, a empresa está deverá enviar dois astronautas ao espaço. É a primeira vez que a empresa espacial de Elon Musk lança um ser humano, abrindo caminho para suas missões mais ambiciosas, como a de enviar humanos para Marte. Também marca a primeira vez em quase uma década que os astronautas americanos irão ao espaço a partir de um laçamento feito em solo norte-americano.

"Isso engradecerá a América", disse o administrador da NASA Jim Bridenstine à CNBC no início deste mês.

Na segunda-feira, a NASA anunciou que sediará um briefing de pré-lançamento em 1º de maio. A missão "Demo-2" é marco fundamental para a agência, pois faz parte do programa Commercial Crew. Ao lado da Boeing, a SpaceX está desenvolvendo uma cápsula de transporte humano para astronautas da NASA de e para a Estação Espacial Internacional.

Um programa bem-sucedido encerrará a dependência da NASA da agência russa Roscosmos. Desde que o programa de ônibus espaciais da NASA terminou em 2011, a agência passou a "comprar passagens" nos foguetes Soyuz da Roscosmos por cerca de US $ 80 milhões cada.

O Crew Dragon da SpaceX , a cápsula espacial da missão de maio, poderia levar essas missões para mais perto de casa. A cápsula concluiu um voo "Demo-1" não tripulado em março de 2019. Desde então, está sendo aperfeiçoada para o primeiro voo com humanos.

O progresso tem sido difícil - o lançamento da nave espacial MarsX, da SpaceX, em setembro de 2019, recebeu críticas pontuais do administrador da NASA Jim Bridenstine -, mas a SpaceX gradualmente alcançou um estágio em que é capaz de fazer os preparativos finais. Um grande obstáculo foi resolvido em janeiro, quando a equipe abortou um voo, demonstrando que a cápsula poderia se soltar no meio do lançamento.

Veja como o próximo mês está procurando a grande missão da SpaceX.

1 de maio: informações pré-lançamento

A NASA sediará três reuniões no Johnson Space Center, em Houston. Eles visam explicar a missão em detalhes. Obviamente, todo acesso à mídia será remoto.

  1. O primeiro briefing é às 12 horas, horário de Brasília, e fornecerá uma visão geral do programa Estação Espacial Internacional e Tripulação Comercial. Isso incluirá o administrador da NASA Jim Bridenstine, gerente de programa da tripulação comercial Kathy Lueders, gerente de programa da Estação Espacial Internacional Kirk Shireman e presidente da SpaceX Gwynne Shotwell.
  2. O segundo briefing é às 13h30 e terá como foco a missão. Isso incluirá o vice-gerente do programa Commercial Crew, Steve Stich, o diretor de vôo da Demo-2, Zeb Scoville, e o diretor de gerenciamento de missão da tripulação, Benji Reed.
  3. O terceiro briefing é às 15h e se concentra na equipe. Isso incluirá o astronauta Robert Behnken, que atuará como comandante de operações conjuntas, e Douglas Hurley, que também atuará como comandante de espaçonave.

Após o terceiro briefing, Behnken e Hurley concluirão uma série de entrevistas remotas às 16h30, horário de Brasília.

Algum tempo antes de 27 de maio: incêndio de teste estático

A SpaceX provavelmente completará um teste estático do Falcon 9 que planeja usar para a missão. E será apresentada a volta do logotigo "worm" à NASA . Essa verificação de rotina aciona os motores por alguns segundos sem se mover. O objetivo é identificar quaisquer anomalias.


O Dragão da Tripulação se unindo à ISS. SpaceX

27 de maio: decolagem!

O foguete Falcon 9 carregando o Crew Dragon está previsto para decolar às 16h32 (horário de Brasília) do dia 27 de maio. O foguete decolará do Complexo de Lançamento 39A no Kennedy Space Center na Flórida, o mesmo complexo que enviou os astronautas da Apollo à Lua.

28 de maio: chegada

Os astronautas devem chegar à Estação Espacial Internacional. Eles se juntarão ao astronauta da NASA Chris Cassidy, comandante da Expedição 63. Eles também se juntarão a Anatoly Ivanishin e Ivan Vagner, engenheiros de vôo da Roscosmos.

Algum tempo depois: retornar

Behnken e Hurley retornarão à Terra em um tempo determinado pela NASA. Infelizmente, ainda não está claro quanto tempo o par ficará na estação espacial. O anúncio da NASA afirma que a duração da estadia "deve ser determinada".

O plano inicial era enviar o par para a estação espacial por até duas semanas, uma estadia relativamente curta. O administrador da NASA, Jim Bridenstine, explicou em janeiro que a equipe ainda estava pensando em enviar a dupla para uma estadia mais longa.

Esta missão será uma das maiores conquistas da NASA e da SpaceX.

Posts Relacionados: